O prefeito eleito de Santa Isabel do Rio Negro, José Ribamar Fontes Beleza (PP), ingressa com uma ação na Justiça do Amazonas nesta quarta-feira (2) para garantir os Trabalhos da Comissão de Transição do Governo indicada por ele.
A medida judicial é pelo fato do atua prefeito Araildo Mendes do Nascimento (Careca) impedir o início dos trabalho da Comissão de Transição só pelo fato de não reconhecer o resultado da eleição em que ele foi o derrotado.
Em ofício endereçado a José Beleza, Careca justifica sua decisão alegando que até o momento não existe candidatura vitoriosa em Santa Isabel do Rio Negro.
O chefe da Comissão de Transição formada por Beleza, advogado Rodrigo Cavalcante, informa que Careca vem implicando e se recusa a dar início aos trabalhos da Comissão com base apenas no que informa o site do TSE indicando que o status da eleição no município ainda é “sem eleitos até o momento”.
Careca tenta de todas as formas reverter o resultado da eleição no “tapetão”, mesmo tendo perdido com uma diferença de quase 900 votos.
O advogado Rodrigo Cavalcante lembra que no dia 24 de novembro passado, o próprio Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deferiu a candidatura de José Beleza em julgamento a favor do candidato pelo placar de 5×1, tendo, inclusive, a certidão de julgamento e o devido acórdão publicados no Diário Oficial de Justiça.
Na mesma decisão os desembargadores do TRE-AM indeferiram por unanimidade o registro de candidatura de Araildo Nascimento, que tentava um terceiro mandato com manobras jurídicas sem respaldo na legislação eleitoral.
Pela resolução do TRE-AM que disciplina a Comissão de Transição de Governo, o prefeito Araildo Mendes Nascimento teria que iniciar os trabalhos da equipe de transição em até cinco dias depois do resultado final das eleições no dia 15 de novembro. Só que até o momento, Careca não o fez.
O advogado Rodrigo Cavalcante, adianta que com essa atitude, Careca tenta prejudicar a todos cidadãos de Santa Isabel do Rio Negro, omitindo e escondendo informações importantes para o bom desempenho da próxima administração municipal.