Egmar Curubinha e Leôncio Tundis irão administrar São Gabriel da Cachoeira e Urucurituba
Neste dia 01 de janeiro de 2025, tomaram posse 25 vereadores, três vice-prefeitos e dois prefeitos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Egmar Velasques Saldanha, conhecido como Egmar Curubinha e Leôncio Antônio Tundis Carvalho, conhecido como Leôncio Tundis têm o desafio de administrar municípios distantes da capital, mas que possuem problemas de cidade grande.
Egmar Curubinha e Eliane Falcão, vice-prefeita (também do PT) foram eleitos com 47% dos votos válidos. Ele é o prefeito indígena mais jovem do Brasil e sucede o tio, Clóvis Curubão, indígena da etnia Tariano em São Gabriel da Cachoeira (AM), município localizado a 852 quilômetros de Manaus, que faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela.
Segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Gabriel da Cachoeira ocupa o terceiro lugar entre os municípios mais indígenas do Brasil com 93,2% da população se declarando pertencente a uma das 23 etnias catalogadas em seu território.
Um dos grandes desafios do prefeito, que tem apenas 25 anos de idade e é iniciante na vida pública (esta foi a primeira eleição que participou), está relacionado ao alto índice de suicídios. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, de 2020 a 2023, foram registrados 77 casos de tentativas de suicídio. Antes os especialistas atribuíam as autolesões, principalmente, a falta de oportunidade de carreira profissional e de emprego para os jovens. Agora, um outro fator foi inserido como mola propulsora para as tentativas de tirar a própria vida: as mudanças climáticas, por causarem estiagem severa, ampliando ainda mais o isolamento da região.
Para reduzir este triste e alarmante indicador, Egmar Curubinha tem como proposta proporcionar “mais apoio a partir do atendimento especializado por assistente social e psicólogo aos familiares com problemas com alcoolismo e entorpecentes com base no PL Municipal”. Além disso, o jovem político pretende ampliar o número de visitantes, gerando emprego e renda a partir do fomento à cultura com a “captação de recursos para construção do Museu Municipal dos Povos do Alto Rio Negro, mantendo programação cultural permanente através da Associação dos Amigos do Museu Municipal, entidade que será constituída para gerenciamento e funcionamento do local”.
Vereadores
Dos 13 vereadores eleitos no município de São Gabriel da Cachoeira, quatro são do Partido dos Trabalhadores (PT-AM). Foram eleitos para o mandato de 2025 a 2028, Jaelson Albuquerque Cruz (Jaelson Caboclo Índio), Messias Ambrósio de Souza (Messias), Nelson da Silva Thomé (Nelson Thomé), Rosilene Cordeiro da Motta (Rosa Motta).
Urucurituba
Leôncio Tundis foi eleito juntamente com o vice-prefeito Francivaldo Libório (MDB-AM) com 70,90% dos votos válidos para administrar Urucurituba, município quem tem população estimada em mais de 24 mil habitantes.
Os candidatos da Coligação “Urucurituba cada vez melhor” tem como uma das principais propostas a oferta de escola de tempo integral nas áreas de vulnerabilidade social, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola de 4 para 7 horas; construção de nova UBS no Arrozal, Bairro Nova Conquista e Terra Preta do Limão; reestruturação e modernização dos poços artesianos existentes na cidade e comunidades; ampliação do Programa Salta Z nas comunidades ribeirinhas.
Vereança
Dos 11 vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Urucurituba, o Partido dos trabalhadores (PT-AM) tem uma representante da educação, a professora Izamar Lopes Serrão que vai legislar até 2028.