A zona rural de Itacoatiara, viveu um dia histórico neste sábado, 18, quando a Prefeitura de Itacoatiara, na gestão do prefeito Antônio Peixoto, reinaugurou na comunidade Divino São Sebastião, à margem direita do Paraná de Serpa, a Escola Municipal Joao Ramalho, sendo agora a primeira escola de várzea totalmente preparada para não alagar durante a cheia amazônica.
Reformada e ampliada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e recursos próprios da Prefeitura, a escola ganha um novo prédio escolar com laje a 2 metros do chão, paredes duplas de placa cimentícia, telhado com estrutura metálica, coberta com alumínio galvanizado. Ela contém 4 salas de aula climatizadas, biblioteca, sala dos professores, cozinha, depósito, refeitório, escada, rampa e estação de tratamento de esgoto, propício para atender todos os níveis de ensino e modalidades. Com um raio de abrangência que oportunizará educação a 116 famílias que fazem parte das comunidades, São Raimundo, Santa Maria, São João Batista, Nova Esperança, São Sebastião e São Lázaro. Todas localizadas em terra de várzea.
“Não é possível mensurar a felicidade que estou sentindo no momento, que reinauguramos essa escola modelo, estruturada, moderna e preparada para evitar inundação por conta da cheia. Espero que, nesta região, ela seja um grande ponto de apoio para a família e sobretudo para a educação de nossas crianças”, disse o prefeito Antônio Peixoto durante a solenidade.
Sua construção e reformas
A escola se chamou anteriormente de Pero Vaz de Caminha, criada através do decreto 60/79 de 31 de julho de 1979, ela não tinha, se quer, um prédio próprio, e as aulas eram ministradas em casa de comunitários. O nome dela foi mudado para João Ramalho, por força do decreto de n° 0041/2001. Foi então, que o senhor Romualdo Domingos dos Santos doou uma parte de suas terras para formar o centro social da comunidade, onde passou a funcionar a Escola João Ramalho.
Na administração do então prefeito Miron Osmário fogaça foi construído o prédio da escola em madeira, que recebeu a primeira reforma na administração do prefeito Antonio Peixoto. em 2010.
Atualmente, na administração do prefeito Antonio Peixoto, por adotar uma política visando melhorar a qualidade de ensino, orientou unir as escolas próximas que atendiam no modo multiseriado como, alvorada, Pedro Américo e São Sebastião; nucleando a uma escola, na qual se escolheu juntamente com os comunitários a João Ramalho, como escola pólo.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE ITACOATIARA