Criatividade, raciocínio lógico e espírito de equipe marcaram o Campeonato de Robótica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A competição, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 23/6, reuniu alunos do 5º ao 9º ano de oito unidades de ensino da rede municipal na escola municipal Lírio do Vale, na zona Oeste da capital.
A iniciativa integra as ações da Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) da Semed, para fortalecer a cultura digital nas escolas e ampliar o acesso dos estudantes a experiências que desenvolvem habilidades essenciais para os desafios do século 21.
Durante a abertura, o chefe da DDZ Oeste, Ronaldo Barreto, destacou o talento e a dedicação dos participantes.
“Estou impressionado com os trabalhos apresentados, com a criatividade demonstrada na construção e programação dos protótipos. Parabéns a todos. Que eles continuem explorando a robótica com curiosidade, responsabilidade e o apoio dos seus professores. Nossos alunos têm muito talento e potencial para ir ainda mais longe”, ressaltou.
Além de apresentar projetos e trocar experiências, as equipes disputaram vagas para a Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati) 2025, que reúne iniciativas inovadoras e práticas educacionais desenvolvidas por estudantes da rede municipal.
De acordo com a assessora de tecnologia da DDZ Oeste, Yvana Costa, a competição é uma oportunidade de estimular o protagonismo estudantil e valorizar o aprendizado construído em sala de aula.
“A atividade fortalece o ensino da robótica ao reunir estudantes de diferentes escolas em um ambiente de troca de conhecimentos e desafios. Também é uma etapa importante para a seleção das cinco unidades que representarão a DDZ Oeste na Expocreati, prevista para novembro. Esse trabalho reafirma o compromisso da Semed com a inovação educacional e com a formação de estudantes preparados para um mundo cada vez mais conectado”, explicou.
As disputas ocorreram em duas modalidades: Labirinto, utilizando o kit Lego Spike Prime, e Estoura Balão, com o kit RoboKids. Participaram da modalidade Estoura Balão as escolas municipais Maria Madalena Corrêa, Maria Rufina e General Aristides. Já na categoria Labirinto competiram as unidades Lírio do Vale, Guilherme Barker, Senador Fábio Lucena, Antônia Medeiros e Eliana Lúcia.
Ao longo da competição, os estudantes colocaram em prática conhecimentos de programação, lógica, resolução de problemas e trabalho colaborativo por meio dos kits RoboKids, RoboKit e Lego Spike Prime. As atividades foram planejadas para estimular o pensamento computacional, a criatividade e a aplicação de conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem).
Entre os participantes estava Huan Neves, de 10 anos, aluno do 5º ano da escola municipal Maria Madalena Corrêa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste. O estudante contou que o interesse pela robótica surgiu no clube de tecnologia da escola e que sonha em representar novamente sua unidade na Expocreati.
“Meu amor pela robótica nasceu nas atividades que realizamos na escola. Gosto de criar protótipos, testar ideias e participar de momentos como este, em que podemos mostrar tudo o que aprendemos. Estou muito confiante e espero conquistar uma vaga para representar minha escola mais uma vez na Expocreati”, concluiu.

Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed


