Estudantes de aproximadamente 70 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus participaram, nesta terça-feira, 23/6, das disputas de judô realizadas no Ginásio Poliesportivo Renné Monteiro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da capital. A modalidade marcou o encerramento da 27ª edição das Municipíadas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciada em 29/5.
As competições ocorreram nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino. As disputas contemplaram as categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado, reunindo atletas iniciantes, das faixas branca à azul, e graduados, das faixas amarela à marrom. Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados, tanto entre os estudantes quanto entre as unidades de ensino participantes.
Para o coordenador de judô, Deangelis Seixas, as disputas têm caráter competitivo, mas também representam uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes.
“A celebração do judô nas Municipíadas é o ponto alto de todo o trabalho pedagógico que realizamos na rede municipal. Os projetos de lutas e o trabalho desenvolvido pelos professores refletem diretamente neste momento, em que celebramos a modalidade e difundimos seus valores entre os alunos. Além do espírito competitivo, o judô promove disciplina, rotina e princípios fundamentais para a formação dos estudantes. Eles têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de competição saudável e de interação com colegas de outras escolas”, destacou.
Responsável por cerca de 50 alunos das escolas municipais Raul Veiga e Álvaro Botelho Maia, ambas localizadas no bairro Cidade de Deus, zona Leste, o professor Renato Matheus participou da competição em todas as categorias e naipes. Segundo ele, os jogos contribuem significativamente para a formação dos estudantes e para a integração entre as unidades de ensino.
“O aprendizado nas artes marciais passa, principalmente, pelo respeito ao próximo, pela perseverança e pelo controle das emoções. Buscamos criar um ambiente rico de treinamento, em que alunos mais experientes possam compartilhar conhecimentos com os mais novos, permitindo o desenvolvimento de diferentes técnicas e desafios. Em todo esse processo, trabalhamos valores como respeito, convivência em sociedade e a compreensão de que a educação e o esporte podem transformar vidas, abrindo portas e apresentando novas oportunidades”, comentou.
A estudante do 7º ano, da escola municipal Magnólia Frota, Dehana Souza, de 15 anos, é a atual campeã da modalidade jiu-jítsu na categoria juvenil das Municipíadas e vencedora da competição de judô na mesma categoria em 2024. A campeã afirmou que participar da competição representando sua escola é motivo de orgulho.
“A gente se prepara muito para conquistar bons resultados. No judô, aprendi que somos uma grande família e que devemos respeitar todas as pessoas. Fico muito feliz em representar minha escola e receber o apoio dos colegas e professores. Antes das lutas, conversamos bastante para controlar o nervosismo, porque isso pode atrapalhar o desempenho. Também incentivamos uns aos outros a continuar treinando para alcançar bons resultados”, concluiu.
A premiação geral das Municipíadas está prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da Semed.
Fonte: Semed
Foto: Eliton Santos


