Como parte da programação do Agosto Dourado, movimento de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Manaus promoveu nesta quinta-feira, 27/08, ação com orientações sobre os benefícios da amamentação e das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como auriculoterapia, utilização de plantas medicinais e reiki.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aconteceu no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, no bairro Coroado, zona Leste, e foi organizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família – Leste 16 (UBSF – L 16).
“O objetivo foi repassar informações sobre o aleitamento materno, aproveitando o momento para fazer com que a população saiba que a rede de saúde disponibiliza as PICs, em uma ação de orientação e prevenção”, explicou a enfermeira Sandra Ferreira.
Durante a programação, a médica Patrícia Sicchar, que atende os usuários da UBSF – L 16, destacou os benefícios orgânicos, mentais e corporais do aleitamento materno para a mãe, a criança e a família. “Para o bebê, o leite materno é o melhor nutriente, de custo zero, além de oferecer proteção contra doenças. No caso da mãe, a amamentação ajuda a organizar a parte ginecológica, mental e corporal. Há a produção de hormônios que dão a sensação de bem-estar e o ato de amamentar fortalece os laços de afeto entre a mãe, o filho e toda a família”, afirmou a médica.
Com dois filhos, um de 14 anos e outro de um ano e quatro meses, a professora Carmem Maria Henriques, moradora do bairro Ouro Verde, participou da ação e garantiu que a amamentação trouxe muitos benefícios. “Eu fiquei mais calma com a amamentação e meu filho mais velho raramente vai ao hospital e quase não adoece. Só levei meu filho mais novo duas vezes ao hospital até agora, e uma delas foi por uma queda. E acredito que a ação educativa é muito importante por esclarecer a população sobre a amamentação e também informar sobre as práticas integrativas”, declarou a Carmem Maria.
Práticas integrativas
A ação contou com oferta de auriculoterapia, orientação sobre utilização de plantas medicinais e reiki, que integram a lista de 29 Práticas Integrativas e Complementares reconhecidas no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo o apoio de profissionais dos departamentos de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) e de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), e da Policlínica Anna Barreto.
Segundo a assistente social Amaríades Pinheiro, que atua na policlínica Anna Barreto, as PICs são importantes no processo do aleitamento materno porque ajudam a harmonizar o corpo e a deixar a pessoa mais tranquila. “Quando a mãe fica mais tranquila e em paz, tem maior produção de leite, e as PICs podem ajudar em todo esse processo trazendo bem-estar geral para a mulher”, afirmou Amaríades.
De acordo com a técnica responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares da Semsa, Gabriela Santos, a participação na atividade do Agosto Dourado faz parte do processo de implantação na rede municipal de saúde das PICSs, que se caracterizam por tratamentos que utilizam recursos baseados em conhecimentos tradicionais.
“A oferta das práticas integrativas já foi implantada de forma oficial em seis Unidades de Saúde e a Semsa tem estabelecido estratégias para disponibilizar o serviço na rotina de atendimento de outras Unidades de Saúde”, informou Gabriela.
Atualmente, o SUS reconhece 29 Práticas Integrativas e Complementares: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, terapia de florais, ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.