A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nas unidades de ensino, a campanha “Valorização da Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo, que trata sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo da ação, que vai ocorrer até o final do mês em toda rede municipal de ensino, é intensificar o diálogo sobre saúde mental. Nesta quarta-feira, 15/9, os alunos da Escola Municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga, na zona Norte, participaram de uma roda de conversa sobre o tema.
Os assuntos abordados no evento fazem parte dos programas municipais de Saúde Escolar e de Prevenção a Todas as Violências e Promoção da Paz e Solidariedade nas Escolas (Pair). A iniciativa é uma parceria entre a Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) e do Centro Municipal De Atendimento Sociopsicopedagógico Norte (Cemasp).
Para a assessora técnica da GACPE, Sandra Lineia Damasceno, é necessário desenvolver técnicas que auxiliem a adaptação ao novo jeito de educar para evitar a piora no quadro de saúde mental dos alunos.
“Temos, ao longo do ano, várias campanhas de prevenção, que estão no calendário escolar e não conseguiríamos realizar sem as parcerias com a Cemasp, o CME, Proerd e a Capelania, para somar conosco nas atividades. Nós precisamos dar esse suporte, esse apoio para esses alunos e também aos professores, para que possamos realmente valorizar esse cuidado da saúde mental”, finalizou Sandra.
A Gestora da escola João Braga, Lucicleia Duarte Aquino, enfatizou que a campanha é de extrema importância para a educação das crianças. “Esses projetos são sempre bem-vindos, ainda mais na nossa escola, porque temos muitos alunos que chegaram nesse pós-pandemia com inúmeras dificuldades e com problemas de socialização. E esse encontro hoje com as psicólogas, tenho certeza que vai mudar as vidas das nossas crianças, que vão se sentir mais seguras ao entrar em contato conosco para falarem dos seus problemas”, disse Lucicleia Duarte.
Ações
As atividades propostas para todo o mês de setembro são, rodas de conversa com o tema “Valorização da Vida”; oficina monitorada; palestra sobre saúde emocional e; palestra sobre prevenção ao suicídio. Os públicos-alvo são alunos das séries finais do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com os colaboradores das escolas públicas, para ampliar o trabalho de cuidado aos alunos.
— — —
Texto – Ricardo Ramos / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWEAGgm