O presidente e conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram da posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça (TJ-AM) para o mandato temporário de 2022. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (4), no Teatro Amazonas.
Além do presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, participaram da solenidade a vice-presidente, conselheira Yara Lins dos Santos, o ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Josué Cláudio e o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, conselheiro Mario de Mello.
“O desembargador Flávio Pascarelli volta à presidência depois de quatro anos sendo um homem de formação acadêmica sólida e formação moral irreprovável, por isso, participo com muita felicidade deste momento. O Tribunal de Contas vem para dizer ao TJ que é um parceiro em tudo aquilo que for melhorar a jurisdição e o controle”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
A solenidade deu posse ao desembargador Flávio Pascarelli de volta à presidência do TJAM após quatro anos, quando foi presidente do órgão judicial. Além do presidente, também tomaram posse a desembargadora Graça Figueiredo, na vice-presidência, e o desembargador Anselmo Chíxaro, na corregedoria-geral de justiça.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Flávio Pascarelli é doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Foi nomeado desembargador em 2008; assumiu como vice-presidente do TJAM no mandato-tampão entre setembro de 2009 a abril de 2010; foi corregedor-geral do TJAM de 2014 a 2016; e exerceu o cargo de presidente da Corte de 2016 a 2018.
Na Justiça Eleitoral, exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) de 2010 a 2012; assumiu a presidência do TRE/AM de 2012 a 2014. Também foi titular do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.