Cuidados com lesões, riscos cardiológicos, saúde mental e até histórias de superação foram alguns dos temas abordados durante o 1º Ciclo de Palestras sobre Saúde Física e Mental, realizado durante a manhã e tarde dessa quinta-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Idealizado pela Associação Olímpica Esportiva dos Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (AOSTC-AM) em parceria com a Divisão de Fisioterapia da Diretoria de Saúde do TCE-AM, e com apoio da presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, o evento reuniu quase 300 pessoas que se dividiram em palestras no turno matutino e vespertino.
“O projeto foi idealizado para preparar física e mentalmente os atletas, priorizando sua saúde e vendo o esporte como um benefício para a vida. Além disso, visa avaliar riscos através de exames e uma equipe especializada composta por fisioterapeutas, professores de educação física, médicos e ortopedistas, para potencializar a performance dos atletas”, comentou a fisioterapeuta do TCE-AM, Fabíola Frota, ao destacar também a grande participação dos servidores no evento.
“Recebemos um feedback positivo e participação significativa dos servidores, que puderam esclarecer dúvidas sobre saúde, lesões e tratamentos. Agradeço a todos pelo evento, estou muito feliz que todos tenham participado de forma tão ativa”.
Palestras
O ciclo de palestras teve início com a participação do doutor Diego Cabrejos, médico ortopedista especializado em lesões esportivas, que abordou sobre como prevenir e tratar lesões, o papel do ortopedista nessa trajetória, dores em locais específicos do corpo, como na síndrome miofascial, entre outras lesões relacionadas ao esporte.
A segunda palestra do turno matutino teve a participação do médico João Marcos Bemfica Barbosa Ferreira, cardiologista e diretor de Saúde do TCE-AM, que tratou sobre cuidados cardiológicos, benefícios e riscos da atividade física para a saúde cardiológica, entre outros.
Em seguida, Douglas Silva Ataíde, fisioterapeuta especializado em recuperação esportiva, trouxe insights sobre a importância do recovery para atletas de alta performance.
A parte da tarde contou ainda com outras duas palestras, sendo a primeira sobre treinamento físico adaptado às necessidades dos atletas, com o professor Rodrigo Ricardo Ramos Pinto, que é educador físico especializado em alta performance, além da palestra de encerramento, feita por Cyrlane Santiago, psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Ela abordou estratégias para o gerenciamento das emoções no contexto esportivo.
O presidente da AOSTC-AM, servidor Vinícius Dantas, destacou que um dos principais objetivos do evento foi demonstrar como o esporte traz benefícios para a vida cotidiana..
“O esporte tem esse poder de transformar, hoje vi que grande parte do público presente na plateia do evento não faz parte da nossa delegação de atletas, ou seja, tem muita gente que participou também para ter conhecimento e tentar entrar no esporte de alguma forma. Essa é a ideia da nossa associação, trazer, preparar os atletas de uma maneira adequada e trazer também os não atletas para fazer parte do nosso time para a prática esportiva”, concluiu.
Texto: Pedro Sousa
Fotos: Joel Arthus (capa) e Filipe Jazz