Dublado por Jeffrey Wright, este personagem da Marvel Comics narra a nova série de antologia Disney+ ‘What If …?’
De: Gavia Baker-Whitelaw – DailyDot
Traduzido e adaptado por: Antônio José Fernandes – PortalCaboco
What If …? é uma espécie de partida para o MCU: a primeira série animada totalmente canônica da franquia e sua primeira incursão real em linhas do tempo alternativas. Com base nos quadrinhos What If de longa data da Marvel, ele explora um cenário de universo alternativo diferente em cada episódio. E como a série de antologia icônica The Twilight Zone, cada episódio é apresentado por um narrador onisciente, um Observador (Watcher) chamado Uatu.
Dublado pelo ator Jeffrey Wright, Uatu é uma presença divina iminente que observa os eventos conforme eles se desenrolam. Embora seu papel principal seja dar voz à introdução de cada episódio, ele ocasionalmente aparece na tela, ecoando o papel dos Observadores em alguns quadrinhos da Marvel.
Uatu e os observadores da Marvel Comics
Criados pelos ícones da Marvel Stan Lee e Jack Kirby, os Watchers são uma raça ancestral de alienígenas humanóides (mas não semelhantes aos humanos). Eles têm uma política rígida de não interferência (pense na primeira diretriz de Star Trek) e são mais propensos a aparecer em histórias épicas de viagens espaciais da Marvel – não nas aventuras de rua do Homem-Aranha ou do Demolidor. Eles são fáceis de reconhecer à primeira vista: um alienígena gigante, careca, de cabeça grande, usando uma toga e uma capa de colarinho alto.
Uatu fez sua primeira aparição nos primeiros quadrinhos do Quarteto Fantástico dos anos 1960, iniciando um papel que continuaria por décadas. Como o Vigilante que ultrapassa a Terra (e suas várias dimensões alternativas), Uatu é o personagem Vigilante mais proeminente. Ele também é uma espécie de rebelde em comparação com seus compatriotas, ocasionalmente quebrando as regras para intervir em nome dos heróis da Terra.
O imenso poder e sabedoria de Uatu o tornam uma escolha óbvia para desempenhar um papel coadjuvante nas histórias de outras pessoas, mas os Vigilantes não são adequados para serem protagonistas emocionalmente envolventes. Seu enredo mais sofisticado é provavelmente o arco do Pecado Original de 2014 – que na verdade é sobre o assassinato de Uatu, mas não se preocupe, ele melhora. Mais importante por seu papel no MCU, Uatu é o “apresentador” dos primeiros quadrinhos What If da Marvel.
O papel de Uatu na Disney + What If …? série levanta uma questão óbvia: ele vai quebrar a quarta parede e interagir com os personagens que observa? Nos três episódios visualizados pela crítica, Uatu desempenha um papel puramente expositivo, explicando o conceito por trás de cada episódio em uma narração. No entanto, ele ainda é um personagem dentro do universo, ao contrário do papel de host onisciente de Rod Serling em The Twilight Zone.
Os Watchers já apareceram no MCU, recebendo uma breve participação ao lado de Stan Lee em Guardians of the Galaxy 2. Este foi apenas um ovo de Páscoa para os fãs dos quadrinhos, mas solidifica a ideia dos Watchers como uma presença tangível – não apenas um dispositivo de enquadramento para as histórias em What If …? Considerando o papel de Uatu nos quadrinhos, parece provável que ele interferirá em uma dessas histórias em algum momento.