Mais quatro pessoas também foram denunciadas pela mesma prática criminosa. Todos estão proibidos de saírem do Brasil
A Justiça de Diadema em São Paulo (SP) aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público (MP-SP) e tornou réu o influenciador e empresário Renato Cariani, 47 anos, por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo informações do site G1, mais quatro pessoas também foram denunciadas pela mesma prática criminosa: Roseli Dorth, Fabio Spinola Mota, Andreia Domingues Ferreira e Rodrigo Gomes Pereira.
Os cinco réus têm um prazo de dez dias para apresentarem defesas. Até o momento os envolvidos ainda não se manifestaram sobre a decisão judicial. Todos estão proibidos de saírem do Brasil. Cariani foi alvo de operação da Polícia Federal no dia 12 de dezembro que investiga tráfico de drogas e o desvio de um produto químico usado na produção de crack.
“Foram identificadas sessenta transações dissimuladas vinculadas à atuação desta associação para o tráfico, totalizando, aproximadamente, doze toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etilico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde a mais de quinze toneladas de cocaína e crack prontas para consumo”, consta no documento do MP-SP.
Segundo o site UOL, o grupo também teria ocultado e dissimulado procedência do dinheiro.”Os valores provenientes dos crimes de tráfico de drogas acima noticiados, por meio de depósitos em espécie realizados por interpostas pessoas, convertendo em ativo lícito o montante aproximado de R$ 2.407.216,00 (dois milhões, quatrocentos e sete mil e duzentos e dezesseis reais)”, diz a denúncia do MP.
Entenda
A casa de Cariani foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão, assim como a empresa Anidrol, uma indústria química que tem o influencer como sócio. Segundo a Polícia Federal, o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos, por meio de “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais.
Após a primeira fase da operação, Renato Cariani se posicionou e se disse “surpreso”.”Para mim, para a minha sócia e para todas as pessoas, foi uma surpresa”, afirmou Cariani em um vídeo publicado no Instagram. Ele ainda saiu em defesa da empresa Anidrol. “Tem mais de 40 anos de história. É uma empresa linda. Tem todas as licenças e certificações nacionais e internacionais”, acrescentou.