Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) acompanhou nesta segunda-feira, 11/11, a prestação de contas das ações realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Operação Estiagem 2024. A estiagem extrema afetou mais de 200 mil famílias, o equivalente a 800 mil pessoas em todo o Amazonas.
Para minimizar os impactos negativos sobre a vida da população, sobretudo do interior do Estado, foram encaminhadas à Aleam e aprovadas, em regime de urgência, iniciativas cujo objetivo era minimizar os impactos negativos do extremo climático.
“O Executivo mandou diversos projetos à Aleam que foram aprovados, de forma emergencial, para que pudéssemos contribuir com a ajuda humanitária tão necessária para os nossos irmãos ribeirinhos. Por meio dessas iniciativas, a Aleam ajudou a garantir o direito de ir e vir, o acesso ao alimento, ao medicamento e à água potável. Lógico que são desafios enormes e muito ainda precisa ser feito, mas vamos continuar trabalhando, fiscalizando e cumprindo com nosso papel. Em conjunto com o Executivo, o Legislativo do Amazonas irá fazer todo o possível para que a gente possa minimizar o sofrimento das famílias que sofrem com a estiagem extrema”, declarou o deputado presidente.
Conforme o panorama,as ações da Operação Estiagem 2024, com iniciativas realizadas a partir do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, instituído pelo Governo do Amazonas, resultaram na doação de mais de 3 mil toneladas em cestas básicas para os 62 municípios do Estado e 202 toneladas de medicamentos.
As ações incluem ainda o programa Merenda em Casa, que distribuiu kits para 23 municípios do Amazonas. Também foram instalados 41 purificadores de água e disponibilizadas 4.150 caixas d’água para armazenamento.
Remissão e renegociação de dívidas
Entre as iniciativas aprovadas pela Aleam está a remissão e renegociação de dívidas aos produtores rurais do Amazonas junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O projeto foi aprovado em outubro pelo Legislativo Estadual e sancionado neste mês pelo Governo do Amazonas.
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa /
Foto – Rodrigo Brelaz