Mesmo jogando com seu time reserva (Cuca só escalou Lucas Braga como titular), o Santosvenceu o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, neste domingo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jobson fez o gol do clássico.
Com o resultado, o Tricolor sofre seu 2º revés seguido (perdeu para o Red Bull Bragantinona última quarta-feira) e, apesar de seguir na liderança, vê a pressão aumentar nesta reta final de campeonato.
Por outro lado, o Alvinegro ganha embalo para pegar o Boca Juniors, nesta quarta-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Conmebol Libertadores – na ida, houve empate por 0 a 0, em La Bombonera.
Em campo, o 1º tempo do clássico foi marcado pela enorme posse de bola do São Paulo (70%), mas com poucas ameaças à meta de João Paulo.
Por outro lado, o Peixe ficava pouco com a redonda, mas, nas vezes em que chegava cara-a-cara com Tiago Volpi, era mais perigoso.
Prova disso aconteceu aos 23 minutos, quando Arthur Gomes recebeu pela direita e chutou forte, cruzado, acertando a trave tricolor.
O lance animou o Alvinegro, que voltou marcando sob pressão depois do intervalo. E a estratégia deu muito certo.
Logo no 1º minuto, o Santos roubou a bola de Daniel Alves e Jobson foi acionado na esquerda da grande área. Ele passou por Luan e Sara e bateu de bico para vencer Volpi.
O São Paulo sentiu o gol e se perdeu em campo. Apesar de ainda ser dono da bola, o time de Fernando Diniz só insistia em cruzamentos, sem qualquer resultado.
Cuca, por sua vez, aproveitou para colocar titulares para tentar segurar o placar. Dessa forma, entraram Kaio Jorge, Pará, Alison, Diego Pituca e Luan Peres.
Na partida final, Diniz colocou Carneiro e Tréllez para tentar empatar no jogo aéreo, e o Tricolor seguiu centrando bolas sem parar.
Na base do abafa, o São Paulo teve grande chance de empatar aos 39, quando Juanfran cruzou, Brenner cabeceou forte e João Paulo fez um milagre para salvar.
No entanto, o Peixe se manteve firme e conseguiu controlar o placar até o final, ganhando o clássico no Morumbi.
Foi, inclusive, o 1º revés do São Paulo em seu estádio neste Campeonato Brasileiro.