O senador Eduardo Braga (MDB/AM) comemorou, nesta terça-feira (29/10), a redução de, em média, 5,96% da tarifa de energia no Amazonas. A decisão foi tomada, por unanimidade, pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em reunião pública ordinária. A medida começa a vigorar em 1º de novembro.
“Uma decisão nada mais que justa. Buscamos deter, em todas as instâncias do setor de energia, a possibilidade de aumento da conta de luz. O Amazonas, especialmente o interior, enfrenta uma grave situação nas áreas de geração e distribuição. São constantes os desligamentos e as interrupções”, disse o parlamentar.
Novos percentuais – Para os consumidores conectados na Alta Tensão, a redução será de 6,40%. “Esses são do setor produtivo. Portanto, poderão oferecer produtos mais baratos aos amazonenses”, destacou o diretor da Aneel e relator do processo que culminou no barateamento da conta, Sandoval Araújo Feitosa Neto. Aos de Baixa Tensão, que representam a maioria, o abatimento deve alcançar 5,73%. “Fico bastante feliz que possamos dar publicidade a esse resultado para o Amazonas”, completou o diretor.
De acordo com informações prestadas pela concessionária no Estado, existem pouco mais de um milhão de unidades consumidoras de energia em território amazonense: 784 mil residenciais, 93 mil residenciais de baixa renda, 81 mil comerciais e industriais e 44 mil rurais.
Fonte: Assessoria de imprensa