Sessão de abertura da 20ª Legislatura da casa ocorreu no Plenário Ruy Araújo, nesta segunda-feira (3). Governador Wilson Lima esteve na solenidade onde leu a mensagem governamental e anunciou a criação de novas secretarias.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou o ano do legislativo de 2025 com uma solenidade nesta segunda-feira (3). A sessão de abertura da 20ª Legislatura da casa ocorreu no Plenário Ruy Araújo durante a manhã e contou com a posse da nova Mesa Diretora, além da presença do governador Wilson Lima (União Brasil), que leu a mensagem governamental aos deputados.
Na solenidade, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) assumiu pela terceira vez consecutiva a presidência da Aleam, cargo que vai exercer no biênio 2025/2026.
A escolha do parlamentar para o cargo gerou um impasse na Justiça. Em outubro de 2024, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, suspendeu a reeleição de Roberto Cidade para o cargo de presidente da Aleam. Ainda no despacho o ministro determinou a realização de novas eleições. Mesmo com a decisão, a posse ocorreu normalmente.
Além de Cidade, a Mesa Diretora será composta pelos deputados:
- Adjuto Afonso – 1° vice-presidente
- Abdala Fraxe – 2º vice-presidente
- Joana Darc – 3º vice-presidente
Já na secretaria geral, corregedoria e ouvidoria da casa estarão os seguintes parlamentares:
- Alessandra Campelo – 1º secretário
- Delegado Péricles – 2º secretário
- Cabo Maciel – 3º secretário
- Sinésio Campo – corregedor
- Felipe Souza – ouvidor
Em discurso no plenário, Roberto Cidade destacou que todos os homens e mulheres que fazem parte da estrutura devem entender que a principal missão da Aleam é servir o povo do Amazonas, e que os próximos dois anos serão pautados pelo diálogo.
“Sei da responsabilidade que exige o cargo, reafirmo aqui os pilares que nortearão a nossa gestão. Esta casa sempre estará aberta para a o diálogo, a Assembleia Legislativa continuará sendo espaço de construção” destacou o presidente
Cidade ainda anunciou uma série de ações que serão implementadas neste ano pela Assembleia. As novidades consistem em:
- Realização de concurso público para novos servidores
- Criação Centro de inclusão sensorial para crianças autistas e Síndrome de Down
- Fortalecimento do centro de Cooperação Técnica do Interior
- Realização da quinta edição do Fórum das Casas Legislativas
- Fortalecimento na transparência e comunicação da Aleam
Mensagem governamental
Wilson Lima iniciou a mensagem governamental rebatendo críticos a sua reeleição em 2022 e destacou ações sociais, como o auxílio estadual permanente e a ampliação do programa Prato Cheio, que oferece refeições a R$ 1. Também falou sobre as mudanças na área da saúde, apresentou índices positivos na segurança pública e relembrou projetos para moradia, meio ambiente, esportes e infraestrutura.
O governador destacou as seguintes ações desenvolvidas em 2024:
- Ampliação dos atendimentos de saúde, principalmente a oferta de cirurgias e o aumento no número de exames realizados;
- Reforços no efetivo e estrutura das Forças de Segurança do Estado;
- Avanços nos programas de habitação como financiamento pelo Amazonas Meu Lar e entregas de títulos definitivos;
- Reforço na oferta de educação, principalmente nas comunidades mais distantes como a implantação do Escola na Floresta;
- Incentivo ao esporte e lazer, investimento nos times de futebol profissional do estado e apoio aos atletas amazonenses que estiveram nas olímpiadas de Paris 2024;
- Oferta de crédito aos empreendedores por parte da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam);
- Oferta de crédito aos produtores rurais por parte do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Aos deputados, Wilson Lima fez um apelo para a aprovação de mensagem governamental a ser enviada à Aleam criando três novas secretarias, duas delas inéditas.
“Vamos enviar para a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura, para a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, e nós vamos recriar uma secretaria importante que ganhou muita relevância no nosso governo por conta das ações que nós estamos implementando e ela ganhou uma estrutura muito grande, que é a recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, afirmou.
O chefe do executivo estadual encerrou o discurso agradecendo à família e defendendo a união para o desenvolvimento do estado.
“Não somos donos da verdade, não sabemos de tudo, a construção de uma sociedade precisa ser plural”, finalizou o governador.
A sessão inaugural de cada ano legislativo é marcada pelo recebimento e apresentação da mensagem do governador, com conteúdo que trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse do governo, seguindo o Artigo 54 da Constituição do Estado.