O Santos venceu o Botafogopor 2 a 1 e manteve o adversário na lanterna do Campeonato Brasileiro. O jogo, válido pela 30ª rodada da competição, foi realizado na Vila Belmiro, no domingo (17/01). Autor de um golaço e de uma assistência, o venezuelano Soteldo foi o principal nome da partida
Com o resultado, a equipe comandada por Cuca permanece na oitava colocação, com 45 pontos. Já o clube carioca fica na 20ª posição, com 23 pontos.
Os donos da casa abriram o placar logo aos três minutos do primeiro tempo. Após Pituca chutar mascado de fora da área, a bola sobrou para Soteldo, que deu um balãozinho para cima e emendou um lindo voleio, sem chances para o goleiro botafoguense.
O jogo caiu de ritmo com o forte calor na Vila Belmiro, e o Santos passou a administrar o resultado.
Aos 42, Soteldo quase marcou o segundo gol após cobrar falta fechada, mas o goleiro Diego Loureiro mandou a bola para escanteio.
Um minuto depois, o zagueiro santista Laércio acertou o atacante Matheus Babi por trás dentro de área e o juiz marcou o pênalti. Pedro Raul bateu com categoria no canto oposto ao do goleiro Vladimir.
O Santos voltou melhor para a segunda etapa e quase chegou ao segundo gol em dois lances de bola parada. Marinho cobrou com muita categoria uma falta no ângulo do goleiro, mas a bola explodiu no travessão. Aos 19, o atacante bateu outra falta com curva, mas o goleiro do Botafogo mandou a bola para escanteio.
Aos 30, Felipe Jonatan cruzou na área pela esquerda e Bruno Marques cabeceou, mas o goleiro Diego fez uma grande defesa. Um minuto depois, Vladimir deu o troco ao evitar o gol de Pedro Raul em um chute cruzado.
A persistência santista foi premiada. Soteldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Bruno Marqes, que completou de cabeça para o fundo da rede.
Nos minutos finais, o jovem Matheus Nascimento chegou a empatar a partida para o Botafogo, mas o auxiliar anulou o lance por impedimento.