Os furtos de aparelhos celulares apresentaram redução de 17%
Indicadores da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentados, nesta quarta-feira (23/10), durante o 29º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), apontou redução de 12% em roubos e 17% nos furtos de telefones celulares, em Manaus, em setembro, entre outros indicadores criminais.
Os dados foram apresentados pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística (CIESP) da SSP-AM, tenente-coronel Rouget Britto.
“A gente vai acompanhando a redução deste ano, se comparado com o ano passado, neste mês de setembro, a redução foi de 21% e o mês de setembro também trouxe o segundo menor número absoluto deste crime durante o ano de 2024”, detalhou o coordenador.
A redução reflete as medidas de segurança implementadas e a intensificação das operações de combate a crimes contra o patrimônio, que têm se mostrado eficazes na redução desses índices. Uma das medidas que refletem na queda desses números é o programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
Com um mês de existência, o programa já se mostra eficaz na recuperação de celulares. De acordo com o coordenador do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, o objetivo do núcleo é desmotivar a comercialização dos aparelhos roubados ou furtados.
“É um trabalho que vem sendo feito com operações nas lojas de celulares que comercializam esses aparelhos sem a demonstração da origem. É o trabalho de recuperação que tem sido feito através das notificações de via WhatsApp. É o trabalho que tem sido feito através das intimações externas, indo na casa das pessoas ou no trabalho das que não comparecem lá, via intimação no WhatsApp”, explicou o delegado.