Atendimentos foram realizados das 8h às 14h, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc)
Foi disponibilizada, nesta quinta-feira (11/05), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças que possuem transtorno do espectro autista (TEA), e também dos pais, residentes no Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ao todo, foram realizados cerca de 60 atendimentos.
A ação é resultado de uma parceria da SSP-AM, por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DTPC) com a Presidente da Câmara Municipal, vereadora Larissa Gomes.
A diretora do DPTC, perita Margareth Vidal, destacou que a Secretaria de Segurança foi chamada para debater a questão das pessoas com espectro autista, e aproveitou para disponibilizar as emissões para crianças que ainda não tinham esse documento.
“A Secretaria de Segurança Pública foi chamada para participar e trazer a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, que foi uma grata surpresa, pois trata-se de um evento nobre de uma causa social muito relevante. Nós trouxemos nosso equipamento de emissão das cédulas de identidade para agregar aos serviços prestados”, disse a diretora.
Os atendimentos foram realizados das 8h às 14h, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).
O professor Clébio dos Santos Reis, de 39 anos, levou o filho e aproveitou para emitir a nova identidade e elogiou o novo sistema de emissão.
“É muito importante estar atualizado com as tecnologias hoje em dia. Acho importante a identidade que será digital, porque é um documento onde vai unificar também todos os documentos. Para nós vai ser bastante proveitoso, pois só será necessário andar apenas com um único documento”, completou o professor.
Emissão
Na capital amazonense, as solicitações podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Prefeitura Municipal de Manaus. A solicitação é gratuita.
Mas antes, é necessário realizar um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br disponível no site da SSP-AM www.ssp.am.gov.br e da Polícia Civil do Amazonas www.policiacivil.am.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas garante que não é necessário que o cidadão corra para fazer o agendamento do novo documento, isso porque os modelos antigos de Registro Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032. As vagas são atualizadas todas as quintas-feiras.