Reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (14/12), no CICC
Com o objetivo de efetuar um trabalho integrado para combater a criminalidade em áreas de fronteira, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reuniu, na tarde desta terça-feira (14/12), com representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), uma das agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Representantes do UNODC, também conhecido como Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, apresentaram ao secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, os projetos que desenvolvem por meio do Escritório. A missão da UNODC é contribuir para paz e a segurança global, os direitos humanos e o desenvolvimento para tornar o mundo mais seguro contra as drogas, crime, corrupção e o terrorismo.
De acordo com o general Mansur, o objetivo é que todos os órgãos trabalhem em ação integrada, principalmente, com a polícia estrangeira.
“É tudo pelo bem da sociedade. É um interesse da SSP-AM, trabalhar integrado na fronteira, analisar de que forma a ONU pode ser parceira. Estive em Tabatinga, na fronteira, falei com os órgãos locais. Na primeira conversa, houve interesse. Esse assunto já foi levado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI)”, disse o general.
A UNODC possui projetos contra o crime organizado, corrupção e delitos econômicos, terrorismo, além da prevenção ao crime e justiça criminal.
Participantes – A reunião contou com representantes da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Departamento de Prevenção à Violência (DPV) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).