Um homem identificado apenas como “Pelado”, foi preso pela Polícia Militar durante a operação que atua para encontrar o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo, no Vale do Javari. O suspeito deve ser interrogado na delegacia de Atalaia do Norte.
Segundo a Univaja, na sexta-feira os dois haviam visitado a equipe de vigilância indígena próxima à localidade do Lago do Jaburu (perto da base de vigilância da Funai no rio Ituí), para entrevistas de Phillips com indígenas e no domingo, foram cedo à comunidade de São Rafael, para um encontro marcado com um líder comunitário apelidado de “Churrasco”.
“Churrasco” chegou a ser detido no início da noite de segunda-feira (06), mas após ser ouvido por investigadores, ele foi liberado.
Ainda de acordo a Unijava, “Churrasco” não estava na comunidade, e Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, conversaram apenas com a mulher do líder comunitário e em seguida, partiram para Atalaia, em uma viagem que deveria demorar cerca de duas horas. Mas não chegaram ao destino.