MANAUS – Ao ser conduzida a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), uma mãe contou em depoimento que “estava doidona” quando resolveu deixar abandonado em uma lixeira na Rua Flávio Costa, bairro Coroado, Zona Leste, o filho, um bebê de apenas 11 meses.
A delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), relatou que neste domingo (13/12), por volta de meio-dia, o Conselho Tutelar compareceu na Especializada para comunicar que uma criança de 11 meses, do sexo masculino, por volta das 9h, foi encontrada próxima a uma lixeira, por moradores do local, na Rua Flávio Costa, bairro Coroado, zona leste da capital.
Conforme a titular, ao chegarem na Especializada, foram realizados exames de corpo de delito no menino, o qual estava acompanhado por uma tia, que foi ouvida na ocasião. A mãe da criança já havia sido identificada, mas não foi localizada pela equipe de polícia, até o dia de domingo. Após os procedimentos a criança foi entregue a responsabilidade da tia materna.
Segundo Joyce, na manhã desta segunda-feira (14/12), a equipe de investigação efetuou diligências para localizar a mãe da criança, na residência dela.
“Entretanto para nossa surpresa, a criança foi encontrada na casa que lhe causou danos. Dessa vez, também estava lá mais um menino de 4 anos, irmão do que havíamos localizado no domingo. Todos os que estavam presente na casa, foram conduzidos à delegacia novamente. Considerando isso, os meninos serão encaminhados a um abrigo provisório, até que a justiça tome as decisões finais sobre a guarda da criança”, ressaltou a delegada.
Ainda conforme a autoridade policial, no local foram encontradas outras crianças na mesma situação, e o caso está sendo apurado pela Depca, juntamente ao Conselho Tutelar. Após a mãe ter sido ouvida, foi instaurado um Inquérito Policial (IP) e a mesma responderá pelos crimes de abandono de incapaz e maus tratos à criança.