O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) é o primeiro órgão público do Estado, em 2020, a pedir a renovação do Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que concede licença ao estabelecimento, aprovando suas condições de segurança.
“É fundamental como órgão de controle e, acima de tudo, como órgão público, termos o alvará do Corpo de Bombeiros que é um certificado de garantia que nossa estrutura está dentro das normas de segurança e prevenção de incêndios e demais sinistros. Assim, garantimos a segurança dos servidores e do cidadão que, após o período de isolamento social, poderá voltar a ir até a Corte de Contas”, disse o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello.
O pedido de renovação do Alvará foi entregue pelo diretor da Assistência Militar do TCE-AM, coronel Heriberto da Silva Corrêa, na manhã desta quarta-feira (8), junto com um plano de combate a incêndio.
“Queremos que o Corpo de Bombeiros ateste que a infraestrutura do TCE é segura e que o Tribunal funciona dentro das normas”, afirmou o coronel.
O pedido de renovação do Alvará faz parte de uma série de medidas de segurança e prevenção de sinistros implantadas desde o início da gestão do conselheiro Mario de Mello, em janeiro deste ano.
Entre as demais medidas estão treinamento de novos brigadistas – servidores que podem auxiliar na prevenção e atendimento de sinistros em apoio ao Corpo de Bombeiros -, readequação das portarias e procedimentos de segurança nas entradas dos prédios do TCE-AM; treinamento da equipe da Diretoria de Assistência Militar (DIAM) para prevenção e contenção de riscos, bem como adoção das medidas cabíveis para atendimento de incidentes; manutenção preventiva da parte elétrica, bem como de elevadores e luzes de emergência; bem como adequação da estrutura física para garantir que as saídas de emergência e portas corta-chamas estejam em pleno funcionamento para caso seja necessário.