Um terremoto de magnitude 7 atingiu o estado norte-americano da Califórnia nesta quinta-feira (5), forçando o governo dos Estados Unidos a emitir um alerta de tsunami para a baía de São Francisco. O alerta foi cancelado uma hora depois e autoridades afirmaram que não há mais risco de tsunami na Califórnia.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km, teve seu epicentro cerca de 63 km a oeste da cidade de Ferndale, uma parte pouco povoada da costa norte da Califórnia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O Centro Nacional de Tsunamis dos EUA emitiu um alerta para uma longa extensão da Costa Oeste do país, de Dunes City, no Oregon, até São Francisco e San Jose, na Califórnia, a 643 km de distância para o sul.
São Francisco e uma grande área da Baía de São Francisco estavam sob alerta de tsunami.
O departamento de polícia da cidade de Berkeley emitiu uma ordem de retirada para partes da cidade na Baía de São Francisco “devido a um tsunami que se aproxima de West Berkeley”, de acordo com um alerta enviado aos moradores.
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, escreveu nas redes sociais que o governador “está se reunindo agora com autoridades estaduais de emergência e trabalhando para garantir que os californianos estejam seguros”.
(com Reuters)