Medidas foram apresentadas pelo governador Wilson Lima para representantes de sindicatos da categoria
Os trabalhadores da saúde aprovaram novo reajuste salarial de 3,69% e mudanças no decreto que normatiza o pagamento do vale-alimentação estendido a servidores estaduais afastados por licença médica, prêmio e maternidade. As medidas foram anunciadas pelo governador Wilson Lima, nesta terça-feira (30/07), após reunião com a categoria.
A presidente interina do Sindicato dos Fisioterapeutas do Amazonas (SinFisio), Juliane Maury, compartilhou otimismo com o anúncio do pagamento, referente à data-base de 2024, seguindo o índice inflacionário.
“Eu acho que isso é um grande passo para a saúde, a gente sabe que ainda tem demandas dependentes, mas a gente continua andando e isso é importante. A saúde ganha, o servidor ganha e todo mundo ganha com esse passo”, disse Juliane Maury.
Mais de 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão beneficiados pela concessão. O pagamento com o aumento será a partir de setembro, e o retroativo de maio a agosto deste ano será pago de outubro a dezembro.
A concessão abrange trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e fundações como a de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Alfredo da Matta (Fuham), Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Vale-alimentação
Pelo decreto atual o vale-alimentação é um benefício concedido para servidores em atividade. Quando o trabalhador afastado por licença médica, licença prêmio ou licença maternidade necessita de afastamento superior a 30 dias das suas funções, o benefício é suspenso e retomado no momento de retorno às suas funções.
A alteração prevê o pagamento para todos os servidores estaduais, incluindo aqueles que estão afastados das funções por licença médica, licença prêmio e servidoras em licença maternidade. A nova medida deve ser enviada para Casa Civil ainda esta semana.
O representante do Sindicato dos Profissionais que Trabalham com Radiacao (SindiRadiação), Rodrigo Cruz, também esteve presente na reunião e destacou a importância da alteração.
“Hoje foi um dia muito importante para todo servidor da área da saúde. Há muitos anos, era descontado o auxílio-alimentação, a partir de agora não vai ser mais descontado. Foi uma grande reunião que tivemos agora com o governador e creio que nós saímos aqui com uma grande vitória”, declarou.
De acordo com a secretária de Saúde do Estado (SES-AM), Nayara Maksoud, o anúncio representa a valorização da categoria.
“O governador Wilson Lima traz uma sensibilidade enorme porque, para além da data-base, ele trouxe uma virada de chave para o auxílio-alimentação para todos os servidores. Isso valoriza a nossa classe, faz com que a gente trabalhe cada vez mais motivado pela abertura da comunicação e da conversa dentro do Governo do Amazonas”, afirmou.
Segurança, setor primário e UEA
O governador Wilson Lima anunciou também reajustes salariais para servidores da Segurança, Setor Primário e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na segunda-feira (29/07). Para os servidores da segurança, o aumento será de 4,65% referente à data-base de 2023, com vigência a partir de setembro e pagamento retroativo de abril a agosto de 2024. No setor primário, o reajuste total será de 7,87%, divididos em 4,18% para 2023 e 3,69% para 2024.
Além disso, o governo garantiu o pagamento das datas-bases de 2019, 2020 e 2021 para a UEA, resultando em um aumento total de 14,1% para 1.432 docentes e funcionários administrativos. Os reajustes beneficiam servidores ativos, aposentados e pensionistas, abrangendo mais de 20 mil trabalhadores estatutários no estado.