O grego Stefanos Tsitsipas conquistou nesta quarta-feira (17) uma das maiores vitórias de sua carreira. Nas quartas de final do Aberto da Austrália, o tenista de 22 anos derrotou o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 2, de virada, parciais de 3/6, 2/6, 7/6 (4), 6/4 e 7/5, em uma batalha que durou 4h05 min na Rod Laver Arena.
Apesar da ausência do público, que poderá voltar ao complexo de Melbourne Park a partir das semifinais, Tsitsipas e Nadal proporcionaram um jogo emocionante em que a parte mental dos dois jogadores foi muito exigida.
Mais experiente e em busca de sua 35ª semifinal de Grand Slam, o espanhol dominou completamente as duas primeiras parciais e cometendo apenas 10 contra 20 erros do grego e parecia encaminhar uma tranquila classificação.
No terceiro set, mesmo sem quebras de saque, Nadal mantinha o domínio e fechava seus games de serviço com facilidade. Um pouco mais solto, Tsitsipas conseguiu levar a disputa para o tie-break, quando assumiu a liderança no placar a parti do 4-3 e com quatro erros do número dois mundo fez 7-4 e pode estender o confronto.
O quarto set começou com o grego pressionando o saque de Rafael Nadal, que passou a ter dificuldades para manter o serviço até finalmente ser quebrado em 5-4. Na sequência, Stefanos Tsitsipas confirmou a vantagem fez 6-4 e forçou o set desempate.
A quinta parcial foi equilibrada e até o décimo game os dois jogadores mantiveram os seus saques com relativa facilidade. Mas no 11º, o grego conseguiu a quebra de maneira até surpreendente, já que o espanhol simplesmente errou quatro bolas seguidas e entregou o break-point.
Sacando para fechar, Stefenos Tsitsipas foi colocado à prova por Rafael Nadal. O canhoto de 34 anos que buscava seu 21º título de Grand Slam largou em vantagem de 0-30, mas o jovem ateniense 12 anos mais novo conseguiu virar se utilizando da força do saque. Porém, o espanhol igualou e teve um break-point, depois de salvar dois match-points. Mas a noite em Melbourne era do sexto colocado do ranking que não desperdiçou a terceira chance de fechar a partida.
— Tive uma grande capacidade de controlar os nervos e seguir pensando positivamente nos momentos mais complicados. Sem palavras para descrever o que ocorreu a partir do terceiro set — disse o grego que repete o resultado de 2019, quando também chegou à penúltima rodada.
Para se tornar o primeiro tenista da Grécia a disputar uma final de Grand Slam, Stefanos Tsitsipas terá que superar outro jovem jogador que vem em grande forma, o russo Daniil Medvedev, 24, que acumula 19 vitórias seguidas no circuito desde outubro do ano passado.