A preocupação por uma invasão da Rússia à Ucrânia vem aumentando com os dias. Por isso, ao menos 18 já pediram a saída de seus cidadãos do território.
Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Noruega, Holanda, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Kuwait, Jordânia, Suécia, Iraque e Arábia Saudita, por meio de suas embaixadas ou ministérios de Relações Exteriores, aconselharam as pessoas a deixaram a Ucrânia o “quanto antes possível”.
Embora não haja confirmação de confronto, a tensão é muito grande para ser ignorada.
Biden e Putin – O presidente americano Joe Biden e o russo Vladimir Putin participarão de uma conversa telefônica, na tentativa de entrarem em um acordo e não haver nenhum ataque.
As conversas ocorrerão no que os funcionários do governo americano descrevem como uma conjuntura crítica à crise atual. Um aumento significativo das forças terrestres e ativos militares russos ocorreu na fronteira com a Ucrânia. E Putin poderia decidir a qualquer momento ativar uma invasão mortal.
Nesta sexta-feira (11/02), o Ministério de Assuntos Exteriores russo acusou os países ocidentais e os meios de comunicação de difundir uma “campanha de desinformação de grande escala”, que promoveria a tese de uma suposta invasão iminente da Ucrânia.
Fonte: CNN.