O Vasco conseguiu um resultado importantíssimo e venceu o “clássico dos desesperados” contra o Botafogo por 3 a 0, neste domingo, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi a 1ª vitória do técnico Vanderlei Luxemburgo na atual passagem pela equipe vascaína. Com o placar, o clube vai aos 32 pontos, sobe para o 15º lugar e se afasta da zona do rebaixamento, abrindo 3 pontos de vantagem para o Bahia.
Em campo, o 1º tempo teve Vasco bastante dominante, criando chances com frequência e empurrando seu rival.
De forma merecida, o time da Colina abriu o placar aos 22 minutos: após cruzamento de Henrique, Talles Magno “voou” e acertou boa testada no cantinho de Cavalieri.
O Cruzmaltino ainda teve duas boas chances e ampliar ainda na etapa inicial, com Cano e Leo Gil, mas foi para o intervalo com a vantagem mínima.
Na volta dos vestiários, Eduardo Barroca tentou deixar o Bota mais ofensivo e colocou Kalou, Bruno Nazário e Cícero.
A equipe da Estrela Solitária melhorou um pouco, mas não conseguia oferecer grandes riscos ao rival.
No entanto, através da bola aérea, quase veio o empate: aos 22, depois de escanteio, a bola sobrou para Kalou, que chutou forte. Em cima da linha, Henrique afastou e salvou.
Pouco depois, Cícero subiu bem em cobrança de falta e empatou para o Fogão, mas a arbitragem anulou de forma correta por impedimento.
E bem no momento em que o Botafogo era melhor em campo, o Vasco matou a partida.
Aos 31, depois de uma linda troca de passes, Cano fez pivô e ajeitou para Andrey chegar batendo forte, estufando as redes botafoguenses.
Depois disso, a equipe de Vanderlei Luxemburgo só controlou a partida até os acréscimos tranquilamente em São Januário.
E no último lance, ainda veio mais um do Vasco: Yago Pikachu sofreu pênalti e pediu a bola. Ele bateu bem, acabou com seu jejum de gols e fechou o placar: 3 a 0.