O vereador Sassá da Construção Civil (PT), acompanhou na manhã deste sábado 04/02, o procedimento de instalação da Unidade Móvel de Saúde (Carreta da Saúde), nas dependências de igreja Católica São João Batista, localizada na Rua Cariré, Núcleo 4. A ação ocorre conforme prometido pelo parlamentar, que buscou alternativas junto à Secretaria Municipal de Saúde, para não prejudicar a população, enquanto durarem as obras de reforma da UBS Balbina Mestrinho, na Cidade Nova.
Os atendimentos na Unidade Móvel, começam a partir das 08h da manhã de segunda-feira (06/02), conforme explica o Chefe do Núcleo de Saúde Móvel da SEMSA, Felipe Dionísio.
“Atendendo ao pedido do vereador Sassá da Construção Civil, feito á Secretaria Municipal de Saúde, em virtude da reforma da unidade Balbina Mestrinho. Estamos trazendo para a população atendimentos como: Clínico geral, consulta em enfermagem, coleta de preventivo, dispensação de medicamentos, inserção e consulta de procedimentos no Cisreg, além de procedimentos odontológicos. É importante você que vai buscar esse atendimento levar o RG, o seu CPF e o seu cartão do SUS. Você será acolhido e bem atendido.” Declarou Dionísio.
A reforma da UBS Balbina Mestrinho começou na semana passada e deve durar, aproximadamente, seis meses. De acordo com o vereador Sassá, a reforma era urgente, visto que a população já estava reclamando das condições estruturais do prédio.
“A prefeitura, através da Secretária Shádia Fraxe, promete entregar uma estrutura moderna para atender a população com excelência. Durante esse tempo, a gente vai trabalhar para que enquanto durarem as obras, ninguém fique sem o acompanhamento médico necessário. Meu trabalho é esse, cobrar e fiscalizar e eu agradeço ao compromisso da Secretaria Municipal de Saúde para com a nossa comunidade.” Concluir o vereador.
A Unidade Móvel vai permanecer no local até o próximo dia 24. Depois serão analisados outros locais nas imediações que poderão recebê-la. Mas é importante frisar que outras unidades fixas, localizadas próximas à UBS Balbina Mestrinho, também estão aptas a receber os usuários de lá. De acordo com a programação da SEMSA, a população pode buscar atendimento nas seguintes unidades:
Para inserção de procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg): Os usuários procurem as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) N-09, ESF N-14, ESF N-50 e ESF N-51, localizadas nas proximidades.
Para atendimentos médicos, de enfermagem e vacinação de rotina poderão ser acessados na USF Áugias Gadelha, USF Fátima Andrade e USF Arthur Virgílio Filho.
A profilaxia de raiva humana e consultas com pediatra serão direcionadas para a USF Arthur Virgílio, e com nutricionista, para a USF Sálvio Belota.
O eletrocardiograma será disponibilizado na USF Áugias Gadelha, e o exame de ultrassonografia, na clínica da família Carlson Gracie.
Imagens e texto: assessoria do vereador