O traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos líderes do PCC, teria fugido para o Paraguai, segundo investigadores que o seguiram de forma velada e fontes do Ministério Público de São Paulo. As informações são do Jornal Nacional, da TV Globo, e o portal UOL.
André do Rap foi solto na manhã de sábado (11) por decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente do STF, Luiz Fux, suspendeu a liminar por volta das 21h30, mas já era tarde.
O traficante estava preso na penitenciária de Presidente Venceslau (SP) e, segundo sua defesa, iria para o Guarujá, no litoral paulista. Porém, ele na verdade teria ido de carro a Maringá (PR), de onde tomou um avião particular que, acreditam investigadores, partiu para o Paraguai.
A decisão de Marco Aurélio foi amparada pelo artigo 316 do Código Penal, incluído pelo Congresso durante a votação do pacote anticrime e sancionado em dezembro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.
A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente do STF, Ministro Luiz Fux, suspendeu a liminar, mas já era tarde, o traficante solto por Marco Aurélio já tinha fugido e agora é considerado foragido.