Amazonas

Veteranos são homenageados na 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

CasaAmazonasVeteranos são homenageados na 16ª Brigada de Infantaria de Selva
AmazonasDestaques
Veteranos são homenageados na 16ª Brigada de Infantaria de Selva
De Redação20 de julho de 202401
COMPARTILHAR0
Texto e fotos: Exercito do Brasileiro |

A fim de enaltecer os nossos eternos integrantes, reforçando o sentimento de pertencimento, a camaradagem e, acima de tudo, a coesão entre as gerações de militares, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva realizou várias atividades em comemoração ao Dia do Veterano. A Brigada das Missões homenageou os militares que dedicaram e serviram por anos e décadas ao Exército Brasileiro, em especial, aos pioneiros da Brigada, em Tefé/AM, destacando a importância de seus esforços e sacrifícios para que, na atualidade, pudéssemos ser ainda mais eficientes, operativos, modernos e coesos.
A data festiva iniciou por uma formatura geral da Brigada, com a leitura do texto em alusão ao Dia do Veterano e a presença da Família Militar, na qual os Veteranos desfilaram em destaque, demonstrando a vibração inerente aos integrantes do Exército Brasileiro. Após isso, foram realizadas palestras sobre saúde e qualidade de vida e outra que abordou as vocações e os resultados da Brigada das Missões no corrente ano. O Comandante da Brigada, General Almeida Júnior, destacou a importância dos Veteranos para a manutenção da coesão, valores, tradição e a “história viva” da Caserna, lembrando das suas grandes contribuições, fundamentais ao longo dos anos. Dando continuidade, o Comandante se uniu aos veteranos para realizar uma “Marcha da Saudade” através selva, terminando com uma confraternização entre os Missioneiros de ontem e de hoje.
O dia 18 de julho foi escolhido pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do Brasil, quando os bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornaram da 2ª Guerra Mundial, após o combate em solo italiano.

Naquele dia, em 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do País à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo, considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração pelos “Pracinhas”, que chegavam vitoriosos após fazerem a “cobra fumar” nos campos da Europa, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu após o desembarque.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias Relacionadas