MANAUS – Está viralizando nas redes sociais nesta segunda-feira (15) um vídeo que mostra uma grande confusão envolvendo agentes do Neot quando estes tentam apreender a moto de um entregador de delivery da 99 Food, em Manaus.
Nas imagens é possível que ao ser abordado, se agarra em sua moto e não quer entregá-la de jeito nenhum ao agentes. Ele chega a dizer que seu advogado está a caminho.
O entregador diz ainda que está trabalhando, mas os agentes do Neot não querem saber. Um dos agentes tenta imobilizá-lo. Houve empurra-empurra e a imobilização só ocorre com a intervenção dos dois agentes.
O entregador foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Confira toda a confusão:
O Detran-AM divulgou Nota esclarecendo o caso:
O motociclista foi avistado por um agente de trânsito do Detran-AM descendo a referida avenida na contramão, em alta velocidade e fazendo manobras arriscadas para desviar dos demais veículos. Diante de sua obrigação como agente da autoridade de trânsito, o policial militar que tem mais de 17 anos de experiência na área de trânsito e atua há 9 anos no Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), solicitou que o condutor parasse, mas o mesmo não obedeceu, sendo contido alguns metros depois por outro agente de trânsito.
Ao ser parado, foi solicitado que o mesmo descesse do veículo e apresentasse seu documento de habilitação e da motocicleta, contudo ele se negou e desacatou o agente com palavras de baixo calão e recebeu voz de prisão. Foi nesse momento que o vídeo que circula nas redes sociais começou a ser gravado.
A ação do agente de trânsito foi correta pelos seguintes aspectos: o condutor estava na contramão, dirigia em alta velocidade e fazendo manobras arriscadas, além da motocicleta estar usando a chamada “descarga livre”. Só por esses motivos o veículo já pode ser retido e removido pela autoridade de trânsito.
Mas outras irregularidades foram verificadas no veículo e no condutor: ao ser parado, o agente percebeu que o lacre da placa estava rompido. Fora isso, o condutor não possuía habilitação e, mesmo assim, estava fazendo entregas para a empresa 99 Food.
O condutor da motocicleta foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi apresentado a autoridade policial que o autuou em flagrante por direção perigosa e desacato.
Na questão das infrações de trânsito o condutor foi autuado por conduzir veículo sem possuir CNH (Carteira Nacional de Trânsito), dirigir na contramão, uso de descarga livre, placa com lacre violado, dirigir ameaçando demais veículos e desobedecer às ordens da agente de trânsito