O GOVERNADOR DO AMAZONAS, WILSON LIMA, ANUNCIOU, NESTA QUARTA-FEIRA, 25 DE MARÇO, UM PACOTE DE MEDIDAS COMPLEMENTARES PARA O CONTROLE EPIDEMIOLÓGICO E CONTENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ESTADO.
ENTRE AS NOVAS DETERMINAÇÕES ESTÃO A DECRETAÇÃO DO REGIME DE QUARENTENA PARA OS PASSAGEIROS QUE DESEMBARCAREM NO AEROPORTO INTERNACIONAL EDUARDO GOMES, QUE PASSARÃO A SER MONITORADOS POR MEIO DE UM APLICATIVO, E A AQUISIÇÃO DE 30 MIL KITS DE TESTES RÁPIDOS PARA A DOENÇA.
O GOVERNADOR TAMBÉM ANUNCIOU QUE OS AGENTES DA FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS (FVS-AM), TERÃO PODER DE POLÍCIA, PARA FORTALECER O CONTROLE EPIDEMIOLÓGICO.
EM RELAÇÃO À QUARENTENA DOS PASSAGEIROS, WILSON LIMA EXPLICOU QUE A MEDIDA VISA AUMENTAR O CONTROLE OS CASOS SUSPEITOS QUE CHEGAREM A MANAUS POR VIA AÉREA.
SEGUNDO ELE, EQUIPES DO GOVERNO DO ESTADO DESENVOLVERAM UM APLICATIVO DE CELULAR QUE FARÁ O MONITORAMENTO DO ESTADO DE SAÚDE DOS USUÁRIOS POR UM PERÍODO DE 14 DIAS. A SOLUÇÃO TECNOLÓGICA FOI CRIADA A PARTIR DE UMA PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA E ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (26/03).
A DIRETORA-PRESIDENTE DA FVS-AM, ROSEMARY PINTO, AFIRMOU QUE O APLICATIVO VAI FACILITAR O TRABALHO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E TAMBÉM ATENDERÁ OS CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 QUE ESTÃO EM ISOLAMENTO DOMICILIAR.
DURANTE A ENTREVISTA COLETIVA ONLINE, WILSON LIMA TAMBÉM AFIRMOU QUE O GOVERNO DO AMAZONAS FEZ A AQUISIÇÃO DE 30 MIL KITS DE TESTES RÁPIDOS PARA O NOVO CORONAVÍRUS, GARANTINDO MAIOR CAPACIDADE DE TESTAGEM DOS CASOS SUSPEITOS.
O GOVERNADOR DESTACOU, AINDA, QUE O ESTADO TEM RECEBIDO UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE DOAÇÕES DE ITENS USADOS NO CONTROLE DA DOENÇA, COMO ÁLCOOL GEL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIS) PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE.
OUTRA MEDIDA QUE ANUNCIADA PELO GOVERNADOR WILSON LIMA FOI A CONCESSÃO DO PODER DE POLÍCIA AOS AGENTES DA FVS-AM. A DETERMINAÇÃO CONSTARÁ EM DECRETO ESTADUAL QUE SERÁ ASSINADO AINDA NESTA QUARTA-FEIRA.
ROSEMARY PINTO, DISSE QUE, A PARTIR DO MOMENTO QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA PASSAR A TER ESSE PODER DE POLÍCIA, COM CERTEZA VÃO ESTAR À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO DE UMA MANEIRA MAIS EFICIENTE.
O GOVERNADOR WILSON LIMA TAMBÉM COMENTOU O PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, FEITO EM REDE NACIONAL NA NOITE DE TERÇA-FEIRA, DIA 24, E REAFIRMOU QUE O GOVERNO DO AMAZONAS NÃO VOLTARÁ ATRÁS EM NENHUMA DECISÃO TOMADA ATÉ O MOMENTO PARA CONTER O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS NO ESTADO.
DE ACORDO COM ELE, TODAS AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO DESDE A SEMANA PASSADA ESTÃO EM SINTONIA COM AS ORIENTAÇÕES DO PRÓPRIO GOVERNO FEDERAL.
SEGUNDO WILSON LIMA, AS DECISÕES TÊM SIDO PONDERADAS COM RESPONSABILIDADE, PENSANDO TAMBÉM NO CENÁRIO ECONÔMICO DO AMAZONAS.