Manaus (AM)- O governador do Amazonas Wilson Lima, anunciou o fim da obrigatoriedade do uso máscaras em todo o estado. O anúncio foi nesta quarta-feira (23), em suas redes sociais. O governador se reuniu com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
“Depois de analisar os dados epidemiológicos e da assistência, nós decidimos recomendar a desobrigação do uso de máscara em todo o estado. Os dados são favoráveis, mas precisamos continuar nos cuidando. Atualize seu ciclo vacinal! Saúde a todos!,” disse Wilson Lima.
Há oito dias não há registro de mortes pela doença.
A recomendação deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado. Além da redução das mortes, o estado também observa uma queda sustentável na taxa de novos infectados.
No decreto, o governo do estado vai recomendar que pessoas com sintomas gripais e idosos acima de 70 anos continuem utilizando máscara como forma de proteção. Quem não está vacinado ou tem vacinas em atraso também deve continuar usando máscara.
Na semana passada, o governador anunciou o fim do uso em lugares abertos. Já o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, no dia 8 de março, que não seria mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês.
A decisão foi tomada após reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A aplicação da medida irá depender do número de casos registrados da Covid-19.
O Amazonas encontra-se na fase amarela da pandemia. No começo deste ano, enfrentou um novo surto da doença por conta do avanço da ômicron.
Até o dia 16 de março, mais de 14,1 mil pessoas morreram com Covid no Amazonas, e mais de 580 mil casos foram confirmados desde o começo da pandemia.