Em meio à crise interna, o Barcelona recebeu o Athletic Bilbao e conseguiu uma difícil vitória por 2 a 1, em partida válida pela 21ª rodada de LaLiga. Messi e Griezmann marcaram para o Barça, enquanto Alba, contra, balançou as redes para a equipe basca. Com o resultado, os catalães foram a 40 pontos e subiram para a segunda colocação da competição, 10 pontos atrás do Atlético de Madrid, que ainda tem um jogo a menos. Já o Bilbao estacionou nos 24 pontos e na 11ª posição.
Os donos da casa tomaram a iniciativa no começo de partida e quase abriram o placar logo aos quatros minutos. Griezmann deu ótimo passe para Messi, que infiltrou na área e finalizou, mas parou na grande defesa do goleiro Unai Simón. Em seguida, aos seis, foi a vez do argentino servir o francês, que também parou no camisa 1 do Bilbao.
A pressão inicial dos anfitriões quase deu certo aos 13. Após chute cruzado de Pjanic de fora da área, Messi tentou completar para o gol de peito, mas a bola acabou saindo por cima do travessão.
O placar só foi inaugurado aos 19. Após sofrer uma falta perto da área, Messi acertou uma linda cobrança para, enfim, balançar as redes de Simón. Depois do gol, o Barcelona manteve a posse de bola e acabou controlando o duelo até o fim do primeiro tempo, sem ceder grandes chances ao adversário.
Após o intervalo, os visitantes voltaram com outra atitude e, logo de imediato, empataram a partida. Aos 49, a bola foi cruzada na área pelo veterano Raúl García e Alba, pressionado por De Marcos, acabou marcando contra.
A resposta dos Culés veio aos 56. Após bom cruzamento de Griezmann, Pjanic cabeceou e Simón fez um milagre, evitando o segundo do Barcelona. Os comandados de Ronald Koeman passaram a ter grandes dificuldades para furar a defesa adversária, enquanto a equipe do País Basco passou a se aproveitar dos contra-ataques.
De tanto tentar, o segundo gol culé se materializou. Após troca de passes próximo à entrada de área, o jovem Òscar Mingueza tocou para Griezmann, que avançou em direção ao gol e marcou o gol da vitória.
A partir daí, Koeman retrancou o time para garantir os três pontos. Os visitantes até tentaram se lançar ao ataque, mas foi o Barcelona que, nos acréscimos, quase marcou o terceiro com Alba. O duelo acabou em 2 a 1 para o Barcelona, que, além de assumir a vice-liderança, ultrapassou o Real Madrid, seu maior rival, na tabela.