Após desmentir uma informação sobre a existência da previsão da a temperatura no Amazonas chegar a -6°C, divulgada em algumas redes sociais, em nota, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou, nesta segunda-feira, 26, que a possibilidade de uma onda de frio atingir o Estado na próxima quinta-feira, 29, e sábado, 31.
Segundo o instituto, o que existe é uma previsão que aponta a possibilidade de declínio de temperatura de 6°C a 8°C. Ou seja, se for comum em uma cidade ocorrer temperatura mínima de 26°C, com o declínio, ela poderá chegar aos 20ºC ou 18°C.
A Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), assinala que as regiões que devem ser mais afetadas são as calhas do Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Rio Negro.
A chegada de uma massa de ar frio que deve atingir toda a região Sul e Sudeste, além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste deve ser a causa da queda da temperatura no Amazonas.
Qualquer atualização da previsão será informada por meio das Defesas Civis dos Municípios e do site da Defesa Civil do Estado do Amazonas.
As informações estão sendo divulgadas para que haja o conhecimento e a preparação por parte da população, principalmente de áreas rurais e ribeirinhas que poderão ser atingidas.