Procedimento teve supervisão de auditores do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ)
A Fundação Amazonprev concluiu, na sexta-feira (19/08), o processo de auditoria com recomendação para a certificação no nível 3 do Pró-Gestão e novo ciclo da ISO 9001-2015. Os trabalhos iniciaram no começo da última semana e foram coordenados pela representante da diretoria, Rilma Costa, sob supervisão dos auditores Maurício Moro e Cátia Reis, do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ).
O auditor Maurício Moro destacou que, em sua avaliação, a Amazonprev se posiciona no cenário previdenciário brasileiro como um dos melhores Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). “Tive a impressão de que o sistema está bem consolidado e que as informações obtidas foram colocadas e disponibilizadas de forma adequada e robustas”, justificou.
O especialista também deixou clara a percepção de que a Amazonprev possui um corpo técnico qualificado e diferenciado dos demais RPPS do país. “Vemos aqui o comprometimento não apenas dos gestores que administram os sistemas da qualidade, mas de todos os servidores e dos conselheiros da instituição”, avaliou Moro.
Para a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina, o bom resultado da auditoria se deu graças ao engajamento e qualificação técnica dos servidores de todas as áreas da previdência do Amazonas.
“O esforço coletivo foi o grande marco desse processo, pois sei que ninguém faz gestão sozinho, assim como sei que posso contar com o comprometimento e, principalmente, confiar na capacitação técnica dos nossos servidores: um grande diferencial da nossa instituição e o que nos garante estar sempre em busca dos melhores resultados”, declarou.
No discurso de encerramento, Rilma Costa salientou a importância das certificações que confirmam a vocação da Amazonprev pela excelência dos seus sistemas de qualidade.
“Ser um RPPS nível 3 no Pró-Gestão não é para qualquer um. Somos, sim, referência dentro do Brasil, e isso só aumenta nossa responsabilidade em manter aquilo que nós temos aqui, que foi construído há muito tempo, a partir de 2001, quando a Amazonprev passou a existir e, hoje continuamos colhendo os frutos com responsabilidade”, resumiu.
Importância das certificações
A certificação ISO 9001:2015 especifica requisitos para a organização entender seu contexto e determinar riscos com uma base para o planejamento que estabelece a gestão dos processos com foco no cliente e demais partes interessadas.
Já o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão) consiste na avaliação os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em uma perspectiva geral, que abrange tanto aposentados e pensionistas quanto servidores ativos.
Os critérios do Pró-Gestão buscam aprimorar as atividades previdenciárias e as condições de trabalho dos servidores ativos, seu atendimento de saúde e os indicadores de qualidade institucionais, dentre diversos outros pontos estipulados nos três pilares do programa: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
Fonte: Amazonprev
Foto: Maidno Sampaio