As prefeituras de Apuí e Manicoré flexibilizaram o uso de máscaras, após um decreto do governador Wilson lima tornar facultativo o uso da proteção em todo o estado. Os decretos municipais estão no Diário Oficial dos municípios do Amazonas desta segunda-feira (21).Anúncios
Um levantamento preliminar feito pelo g1 apontou que pelo menos nove municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus, já tornaram facultativa a proteção em locais abertos. Já Atalaia do Norte, Manacapuru e Parintins também flexibilizaram o uso em ambientes fechados.
Outros cinco municípios seguem exigindo a medida, como uma forma de evitar a proliferação da doença, como, Tabatinga e Coari.
Segundo o decreto do Governo do Estado, o uso de máscaras, mesmo em locais abertos, segue sendo recomendado para pessoas acima de 70 anos de idade, pois elas fazem parte do público com maior vulnerabilidade.
Além disso, a proteção seguirá sendo exigida em locais fechados, e a obrigatoriedade nesses espaços deverá ser reavaliada dentro de 20 dias. Todavia, como era uma recomendação, os municípios tem a liberdade de seguir ou não a mesma.
Veja a lista abaixo:
Municípios que já flexibilizaram uso de máscaras em locais abertos:
Atalaia do Norte
Manacapuru
Itapiranga
Parintins
Benjamin Constant
Maués
Manaus
Apuí
Manicoré
Municípios que também flexibilizaram uso de máscaras em locais fechados:
Atalaia do Norte
Manacapuru
Parintins
Municípios que não flexibilizaram o uso de máscaras até o momento:
Coari
Barreirinha
Boa Vista do Ramos
Nhamundá
Tabatinga
Fonte: G1 Amazonas